Frequências do Ahqui

by Aglaíze Damasceno

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
2.
3.
4.
5.
07:21
6.
7.

about

"Frequências do Ahqui" é o álbum que celebra o aniversário de 1 ano da Rádio Baixa, ele é parte da minha pesquisa sonora realizada em Coimbra, no âmbito da residência artística Rádio Baixa (período abril 2018 > abril 2019). As sete peças sonoras deste álbum são frutos das gravações/áudio, de campo, para a mostra Rádio Escuta, exposição e momento para compartilhar minhas vivências e experiências na cidade. O trabalho de captação e registro tem como objetivo contribuir e gerar conteúdo documental para o acervo da Paisagem Sonora de Coimbra, oferecer e disponibilizar ao público a oportunidade de escutar e vivenciar momentos da memória e do cotidiano da cidade.

A Rádio Baixa

Durante a Residência Artística pedi aos fundadores e também para alguns dos seus colaboradores que respondessem a pergunta: o que é a Rádio Baixa prá ti? A soma das repostas gerou a frase que compõe um dos trabalhos da mostra Rádio Escuta: “Janela de sons flutuante, ressonante miscelânea de discoslagens, partilha o ponto-de-encontro e a harmonia na ampliação da forma inerte.” A RB é, para mim, literalmente “sintonia” à primeira vista, chegar nas instalações da Rádio e ver o entusiasmo e a alegria dos envolvidos foi contagiante! Quando dei por mim, estava AHQUI! Percebo que a RB veio para alterar e contribuir na Paisagem Sonora de Coimbra, fortalecer laços unidos pela força potente da música, instigar novas relações e pontos de contato daqueles que vivem na cidade ou estão de passagem. A Rádio é uma oportunidade de promover encontros e compartilhar vivências, criar e realizar ações, explorar os sentidos!

A Galeria V

O espaço expositivo Galeria V é a realização de “várixs pensando juntxs”, a soma das partes para concretizar o todo. Quando sugeri que a galeria tivesse esse nome, foi a pensar no desenho arquitetônico, no espaço físico do lugar e nas possibilidades do V(er), um convite ao olhar atento e uma oportunidade para compartilhar ideias e ações criativas no campo das artes.

Sobre a exposição Rádio Escuta:

Mostra patente na Galeria V (abril/maio 2019), a Rádio Escuta é ação expositiva que instiga o escutar de dentro para fora, perceber de fora para dentro... Escutar para fora, perceber para dentro. Sentir os detalhes, perceber os sentidos. A mostra reúne um conjunto de registros visuais, além de trabalho plástico e sonoro que busca traduzir minha experiência artística com o universo da cidade e da RB.

Agradecimentos

Agradeço o apoio da equipe da Rádio Baixa e da Galeria V, a vivência, os momentos de troca, nossas conversas, o incentivo, a amizade e principalmente a oportunidade para realizar minha prática artística.

Salve, salve o encontro criativo
Um bem-haja!

Aglaíze Damasceno
Artista visual/sonora, Abril de 2019.

credits

released April 26, 2019

Captação de som e gravações: Aglaíze Damasceno
Coimbra 2018/2019
Fotografia/arte capa: Aglaíze Damasceno
Design: Aglaíze Damasceno e Rose Severo
Equipamento: Zoom H4n Pro Handy Recorder

license

tags

about

Rádio Baixa Coimbra, Portugal

Community radio from Coimbra, Portugal.

www.radiobaixa.com

contact / help

Contact Rádio Baixa

Streaming and
Download help

If you like Frequências do Ahqui, you may also like: